Coloque em prática

Conheça a dieta do envelhecimento saudável

Novas evidências sugerem que dieta com benefícios importantes para o seu corpo e cérebro também pode promover uma vida longeva saudável

14 de Junho de 2019


Ter uma alimentação saudável é simples. Basta consumir mais vegetais, frutas e proteínas. E ingerir menos carboidratos processados, que seriam substituídos por alimentos integrais. Segundo um número crescente de pesquisadores, essa seria a forma de maximizar as chances de desfrutar de um envelhecimento saudável .

Há uma variedade de nomes para este tipo de alimentação, dentre eles, “dieta mediterrânea” e “dieta à base de plantas”. A essência é a mesma. A alimentação gira em torno de vegetais, incorpora alguns tipos de proteína e gordura, e limita bastante os alimentos processados e os carboidratos refinados, como os encontrados em enlatados e pães brancos – que são trocados por integrais.

Na prática

Os estudos sugerem um prato repleto de vegetais, como espinafre, tomate e feijão, acrescido de proteínas e gorduras provenientes de salmão, nozes e ovos. Perda de peso, fortalecimento do coração e diminuição dos sintomas depressivos são alguns dos benefícios percebidos a curto e médio prazo.

Pesquisadores do Instituto Neuromed, da Itália, descobriram que os adeptos da dieta mediterrânea apresentaram menor probabilidade de desenvolver doenças do que seus pares que não aderiram à mesma alimentação. “Quanto mais você seguir a dieta, maior será o ganho em termos de redução do risco de mortalidade”, disse Licia Iacoviello, chefe do Laboratório de Biologia Molecular e Epidemiologia Nutricional, do Instituto Neuromed, em um comunicado à imprensa.

O estudo analisou cerca de 12 mil pessoas e descobriu que a dieta mediterrânea pode ser um escudo protetor do envelhecimento saudável. Os resultados foram publicados no British Journal of Nutrition, da Universidade de Cambridge.

Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Erin Brodwin, para Business Insider
Síntese: Equipe Plenae

Compartilhar:


Coloque em prática

Como trazer o estado de atenção plena para o dia a dia

A desatenção pode resultar na perda de algumas coisas realmente boas e também em ignorar mensagens importantes sobre a vida, os relacionamentos e a saúde.

4 de Fevereiro de 2019


Você já se pegou indo a algum cômodo da sua casa e, ao chegar, esquecer o que foi fazer lá? Ou deixou a comida queimar no fogo. A resposta, provavelmente, é sim. Todos nós caímos em hábitos que resultam em não estarmos presentes em nossas próprias vidas. A desatenção pode resultar na perda de algumas coisas realmente boas e também em ignorar mensagens importantes sobre a vida, os relacionamentos e a saúde. Uma maneira de desligar-se do “piloto automático” é praticar a atenção plena, também chamada de mindfulness. Trata-se de um estado mental de colocar conscientemente a atenção no momento presente. Todos nós temos a qualidade da atenção plena em nós. Conheça seis estratégias para aplicar a técnica no dia a dia:
  1. Permita que sua mente vagueie, especialmente se você praticar algumas respirações. Seja paciente consigo mesmo quando isso acontecer e gentilmente retorne a consciência para a sensação de respiração.
  2. Observe qualquer tendência a ser duro consigo mesmo ou a sentir-se frustrado ou fracassado. Veja esse tipo de julgamento como apenas outro tipo de pensamento e gentilmente devolva a atenção à respiração.
  3. Incorpore o relaxamento, especialmente se você praticar algumas respirações. Essa sensação nos ajuda a estar mais presentes, mais conscientes.
  4. Espere notar mais coisas, incluindo coisas mais dolorosas. Isso é realmente um progresso. Você não está fazendo nada de errado! Muito pelo contrário, você está aumentando a atenção para todas as coisas. Quando experimentar algo doloroso, tente se manter com compaixão e bondade, e continue a trazer uma percepção aberta para a experiência que se desenrola.
  5. Pratique ficar presente. Ao não se afastar das coisas dolorosas em nossas vidas, podemos aprender a permanecer abertos a todas as possibilidades em cada situação. Isso aumenta nossas chances de cura e transformação para enfrentar a dor. Podemos descobrir que a qualidade da atenção plena não é danificada pelo contato com a dor.
  6. Tenha cuidado para criar expectativas de alcançar algo sobrenatural ou especial. Simplesmente relaxe e preste tanta atenção o quanto puder ao que está aqui agora. Permita-se experimentar a vida diretamente à medida que ela se desenrola, prestando atenção cuidadosa.
Leia o artigo completo aqui .

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais