Parada obrigatória

Muitas dicas e nova temporada de podcast

O que rolou no Plenae em fevereiro!

24 de Fevereiro de 2022


Não é impressão só sua: o ano está voando! Se o réveillon parece que foi ontem, hoje já estamos encerrando o segundo mês de 2022 com conteúdos que se propõem a ir contra o fluxo e desacelerar. Mas, apesar da correria, ainda é tempo de renovar. E muitas pessoas resolvem trocar de emprego nesse movimento de respirar novos ares em ciclos que estão se iniciando.

Mas como priorizar o seu bem-estar em um novo trabalho? Sabemos que a pressão de mostrar a sua melhor performance e impressionar os novos colegas pode ser sufocante, e a sua qualidade de vida ficará para segundo plano. Só depende de você concentrar esforços para reverter esse cenário ainda no seu começo. Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

E se esse - e outros! - tema pode te trazer ansiedade, é melhor ficar atento aos sinais. Quando saber quando essa inquietação deixa de ser algo saudável e motivador para se tornar uma verdadeira tormenta, que pode trazer até mesmo sinais físicos? Contamos aqui para você alguns sinais que podem te ajudar a identificar.
 
Como já é amplamente conhecido, a meditação é uma das práticas que podem atenuar essa ansiedade mencionada. Porém, há alguns obstáculos comuns que os praticantes revelam encontrar assim que começam a praticar. Contamos nesse post de dicas como superar as 5 dificuldades mais comuns, que foi baseado em uma matéria antiga nossa.

que tal começar a se movimentar mais? Mexer-se não é só dica do Plenae, mas recomendação de especialistas sérios e até mesmo da Organização Mundial da Saúde. E assim como a meditação, começar a mover seu corpo pode apresentar algumas dificuldades iniciais, sobretudo se você está em um momento sedentário. Novamente, viemos com dicas mastigadinhas, daquelas que nossos internautas amam, que vão guiar seus primeiros passos!
Rufem os tambores: a sétima temporada do Podcast Plenae está no ar e estreou com toda a pompa merecida! Disponível em seu streaming de preferência, como de costume, essa é mais uma oportunidade de mergulhar em seis novas histórias inspiradoras. O primeiro episódio é narrado pela jornalista Silvia Poppovic, representando o pilar Corpo, e o seu relato sobre como a perda de peso - resultado de uma cirurgia bariátrica - mudou mais coisas em sua vida do que ela poderia imaginar. 

Inspirados em seu episódio, fomos investigar as verdades e mentiras sobre o metabolismo. Você sabia que, ao contrário do que se pensa, ele se mantém bastante regular durante toda sua vida adulta? Mas há, claro, fatores ambientais e genéticos que podem acelerá-lo (ou desacelerar-lo também). Conheça mais sobre esse mecanismo do nosso corpo nesse artigo!

 

O segundo episódio da sétima temporada do Podcast Plenae traz a história de resiliência e superação da atleta paralímpica Verônica Hipólito, que nem mesmo em seus momentos mais desafiadores se deixou desistir. Representando o pilar Mente, conheça por trás do sucesso da atleta o que a impulsiona e quais foram seus principais obstáculos.

E se resiliência é o assunto, vamos de mais dicas! Como ser mais resiliente em sua própria vida? Essa é uma habilidade capaz de ser treinada e otimizada? Se sim, como fazê-lo? E quais são os benefícios, afinal, de praticá-la? Descubra tudo em nosso artigo! 

Que as águas de março nos tragam ainda mais emoção e conteúdo transformador, tendo como objetivo gerar gatilhos para a mudança e para trazer ainda mais qualidade para sua vida. Fique ligado! 

Matérias que você não pode deixar de conferir
Seu corpo fala: quais são os sinais de que você está estressado?
Desmistificando conceitos: o que é o estoicismo?
Como diminuir o desperdício de alimentos em casa?
Como melhorar a sua aprendizagem?

Nossa frase do mês para você refletir

E ai, gostou da nossa news? Tem alguma sugestão de melhoria?
Conta pra gente no news@plenae.com 

Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Daniel Alves e a persistência como combustível

Aos 38 anos, o atleta já conquistou os principais campos do mundo e não pretende parar aí.

4 de Outubro de 2021



Qual é o tamanho da força que você projeta em seus objetivos? O atleta Daniel Alves, representante do pilar Corpo na sexta temporada do Podcast Plenae, saiu de Juazeiro, na Bahia, para ganhar o mundo e incontáveis troféus, graças a força de seus sonhos e muito, mais muito trabalho.


Só que esse sonho não era sonhado sozinho. Seu pai foi a grande mola propulsora que fez o ainda menino Daniel entrar para o time local - sem abandonar os estudos e o trabalho na roça para ajudar a família, é claro. A diferença entre o atleta e os demais sempre foi muito clara: ele gostava de ser desafiado.


“Pra minha sorte, eu sou muito competitivo. As pessoas têm a capacidade de dar 100% de si. Mas nem todo mundo quer dar 110, 120, 150%. Eu quero. A dedicação é o meu diferencial”, revela ele, que diz ainda ser assim, cada dia mais. E de tantos desafios que a própria vida lhe propunha, ele foi notado por um olheiro que o levou para o Bahia, time estadual de grande porte. 


“Eu nunca tinha saído de Juazeiro. Achava que o mundo começava e terminava ali. Aos 16 anos, me mudei sozinho para Salvador e fui morar na antiga sede de praia do Bahia, que fica no bairro Boca do Rio. Ali começou a minha história como atleta profissional”, relembra. 


“Eu sabia que eu não era o melhor jogador no Bahia. Dos 100, talvez eu fosse o número 51 em termos de habilidade. Mas eu sabia que na força de vontade eu poderia ser o número 1 ou 2. Então eu fiz para mim mesmo uma promessa: ‘Você não vai voltar pra roça até deixar seu pai orgulhoso’”, cravou.


Pelo Bahia, ele competiu seus primeiros jogos e campeonatos mais oficiais. Até que novamente foi notado, dessa vez, durante um Campeonato Brasileiro e por um olheiro internacional. O convite? Viajar para Sevilla, na Espanha. Prontamente, Daniel fingiu conhecer o local, a língua e seus costumes, deixou o medo em casa e se lançou para o mundo. 


A tarefa, é claro, não foi simples. Os primeiros seis meses em território espanhol foram tão difíceis que, pela primeira vez, Daniel conta que pensou em desistir. Não fosse pela amizade com outro jogador brasileiro, o Denilson, que integrava a equipe rival mas morava na mesma cidade, ele não teria conseguido.


Depois de superado o primeiro semestre traumático, Daniel fez o que faz de melhor: se concentrou e se superou. “Nem no Brasil o meu pai tinha me visto ao vivo, como jogador. Quando eu entrei no campo, na Espanha, a minha mãe falou que ele chorava igual criança. Ele viu que o sonho dele tinha se tornado realidade. Eu era um jogador profissional e de sucesso.”


Quando já estava no Barcelona e ganhou a aclamada Champions League, dedicou pessoalmente o troféu ao seu pai, aquele que lá no começo da história projetou os seu próprio sonho em ser atleta em seu filho, e lhe ofereceu as condições que ele mesmo nunca tivera. Esse, como diz Daniel, foi o ponto mais emocionante de sua história. 


De lá para cá, o jogador já coleciona títulos, troféus, e agora a sua primeira medalha olímpica. Apesar de todas as mudanças que sua vida enfrentou, uma coisa se manteve: essa busca incessante por ser sempre a sua melhor versão e o mais temido adversário, mantendo a mente tão firme quanto o corpo, e sentindo prazer no ato de competir.  


“Eu sempre fui muito forte mentalmente. Tracei uma carreira e consegui trabalhar para concretizar todos os meus desejos. Para vencer no esporte, não basta ter talento e vontade. É preciso sentir prazer no ato de competir. (...) Se eu ainda performo bem aos 38 anos, é porque a minha busca pela longevidade e pela vitória é insaciável. Quero que as pessoas entendam que idade não é prazo de validade. Ninguém tem o direito de nos rotular. Cada um de nós deve ser diretor da própria orquestra”, conclui. 


Você confere esse relato na íntegra ouvindo o episódio de Daniel na sexta temporada do Podcast Plenae, disponível em seu streaming de música favorito. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais