#PlenaeApresenta: Chitãozinho e Xororó e a força das relações

Mais do que irmãos, a dupla sempre teve que lidar com o laço familiar e a carreira junto, sem perder a parceria fraternal e alçando voos cada vez mais altos

21 de Dezembro de 2020



O quinto episódio da terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir traz a história de uma dupla de irmãos aclamada por todo o brasil.

Representando o pilar Relações, Chitãozinho e Xororó emocionam ao contar desde quando ainda moravam em Rondon, no Paraná, ainda muito longe dos olhares nacionais, mas já sob o olhar de seu pai, figura constantemente homenageada por eles. "Seu Mário não só colocou a gente no caminho da música, como ensinou cada um a fazer a sua parte” como conta Chitão.

Quem vê o estrondoso sucesso que da dupla hoje, nem imagina as dificuldades que eles trilharam, sendo os irmãos mais velhos de outros 6 e cantando em circos e botecos para ganhar dinheiro.

“A minha adolescência não foi de ir pra boate, ficar até de madrugada na rua. A gente tava sempre correndo pra fazer show, pagar as contas de casa e ajudar a criar os seis irmãos mais novos” conta Chitãozinho.

“Fio de Cabelo foi a primeira música sertaneja que tocou na rádio FM. A partir dela, o ritmo começou a ser notado por outros públicos. Antes disso, as pessoas tinham vergonha de falar que gostavam de sertanejo” complementa ele.

Outra coisa que poucos sabem é a diferença entre os dois. “O Chitão é muito coração. Alegre, extrovertido, feliz, gosta de viver a vida em todos os sentidos. Eu já sou contido, penso mais, gosto de tudo certinho. Mas eu acho que essa diferença nos completa e traz o equilíbrio da dupla. No palco, a nossa parceria deu tão certo, que já tem 50 anos” diz Xororó.

Essas diferenças foram, com o tempo, tendo de ser podadas. “No início eu queria fazer as coisas sempre do meu jeito. Eu meio que fui ficando autoritário. Na medida que o meu irmão foi crescendo, ele começou a dar opinião. Nós começamos a brigar muito, até eu ir entendendo que o Xororó tinha os direitos dele. A gente aprendeu a respeitar” conta Chitão.

Esse respeito mútuo e a parceria tão sólida de um sonho construído juntos é o segredo do sucesso da dupla, que hoje já encantou corações por todo o Brasil, por mais de 5 décadas. “O principal fator para longevidade da nossa carreira é o respeito que a gente entre nós e, mais ainda, pelo nosso público. Eu acredito que a gente tem como missão usar o nosso dom para tocar corações” complementa Xororó.

Conheça mais da dupla nesse lindo relato, na terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir.

Compartilhar:


Parada obrigatória

Já investiu em você hoje?

O que foi falado no Plenae em abril!

30 de Abril de 2022


Em um mês tão cheio de feriados, aqui no Plenae encontramos tempo de sobra para seguir trazendo conteúdo de qualidade, focados sempre em gerar gatilhos para mudança em sua vida. Iniciamos abril falando de um tema importantíssimo para todos nós: o Transtorno de Espectro Autista

Isso porque é no dia 2 deste mês específico que se celebra a data de conscientização para essa condição que já afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. No mundo, estima-se que exista 1 autista a cada 110 pessoas. E mais: ainda há muita desinformação, preconceito e muita gente que enfrenta problemas dessa natureza e não sabe que possui esse diagnóstico.

Dando sequência, falamos sobre inteligência emocional. Você sabe ler a emoção do outro? Quais são os caminhos mais usados pela nossa espécie para isso? Como melhorar a sua capacidade de interpretação interpessoal? Tudo está explicado neste artigo.

Se o assunto é mente, olha só sobre o que fomos investigar: quais alimentos são bons para o nosso cérebro? Muito se fala sobre alimentação e corpo, mas o que ingerimos afeta também nossas capacidades cognitivas e cerebrais - para o bem e para o mal! Separamos uma listinha de sugestões para você incrementar o seu cardápio.

No primeiro TBT do mês de abril, recordamos do nosso antigo canal de vídeos no Instagram: o Plenae Drops! Criado durante a pandemia, ele tinha como objetivo trazer vídeos rápidos com dicas sobre temas específicos em cada edição, representando sempre nossos pilares e com nomes de peso na frente das câmeras.

E falando em dicas, que tal usar a tecnologia a seu favor? Indicamos alguns aplicativos que podem te ajudar a organizar mais sua vida em diferentes frentes: hidratação, finanças e até meditação! Ainda dentro de dicas, começamos a semana da Páscoa também com indicações, dessa vez de filmes para curtir durante o feriado religioso!

 
Que tal uma receita de Frappuccino Funcional?
Pela primeira vez, trouxemos uma receita para você: um Frappuccino Funcional! Mas por que essa receita especificamente? Porque ela mistura o chocolate - em homenagem à Páscoa - e o café, que celebrou o seu dia mundial do café dia 14! Para isso, convidamos uma nutricionista que conseguiu unir o útil ao agradável e te ensinou o passo a passo dessa receita fácil e deliciosa.
O que você sabe sobre as culturas indígenas?
No Dia do Índio, desmistificamos conceitos importantes sobre as culturas indígenas e alguns possíveis erros que podemos estar cometendo sobre o tema. Para além de nossa pesquisa, trouxemos a cantora e jornalista Djuena que reforçou o quanto tratar toda a pluralidade indígena como sendo uma só é o pior preconceito que podemos perpetuar.
Você conhece as newsletter do Plenae?
Em mais um TBT, te convidamos a conhecer essa que vos fala: a newsletter do Plenae! Mas você sabia que além desse nosso boletim de retrospectiva mensal, temos ainda o Tema da Vez? Também gratuita, essa é a nossa newsletter onde nos aprofundamos, uma vez por mês, em algum tema específico - sempre dentro de algum pilar. Por lá, você encontrará também muitos links interessantes e muito, mas muito conhecimento direto na sua caixa de e-mail.
Você sabe como a leitura pode te ajudar?
No Dia Mundial da Leitura, fomos na mesma linha da alimentação X cérebro e investigamos: como o hábito de ler modifica nossas estruturas cerebrais? Acredite: a prática é poderosa e só traz benefícios. Por isso que estamos sempre incentivando você aqui a começar um livro novo.
Quando a TPM se torna clínica?
Em Corpo, fomos entender mais sobre a TPM clínica, mais conhecida como TDPM. O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual afeta de 3 a 8% das mulheres e demanda até mesmo tratamento, pois é considerado um subtipo de depressão. Mas como saber se eu tenho, quais são os sintomas e o médico mais indicado para o diagnóstico? Entrevistamos um especialista que respondeu essa e outras questões!
Quais são os benefícios da dança?
Por fim, encerramos o mês relembrando os benefícios da dança em um post de dicas que comemora, é claro, o Dia da Dança! Divertido e dinâmico, os movimentos necessários da prática podem trazer benefícios para sua saúde física e até mental. Dê o play na sua playlist favorita e dance! 
Esperamos te encontrar aqui novamente em maio. E já podemos te adiantar: será um
mês e tanto! 

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais