#PlenaeApresenta: Sandra Chemin e a arquitetura da vida

Depois de uma mudança de rota inesperada em sua vida, a empreendedora entendeu qual era o seu norte e quer passar o aprendizado adiante.

20 de Setembro de 2021



Você leva a vida que gostaria de levar? Representante do pilar Mente na sexta temporada do Podcast Plenae, Sandra Chemin já ocupou cadeiras prestigiadas e desejadas por muitos, e teve a coragem de abdicá-las para seguir sua intuição. Movida pela inovação, criou um império antes dos 30 anos por estar atenta às tendências do mundo ao seu redor. 


Mas uma gravidez não-planejada e uma doença mal diagnosticada, que ameaçava a vida do pai de sua filha, chacoalhou as suas verdades e a fez rever a vida que levava. Apelidada de “Ensandrecida”, ela, sempre acelerada, decidiu botar o pé no freio e se reconectar com o sonho de Lucas, seu então namorado, e a sua própria infância.


Foi quando se lançou ao mar europeu, deixando casa, carro e carreira, em um plano de velejar por 3 meses, que se estendeu por mais 3 e, ao final, somou-se 2 anos. Sandra aprendeu a ser mãe, cuidar da casa e saber improvisar - tudo em alto mar. Quando engravidou novamente, voltou para o Brasil e se instalou em Paraty, ainda com o objetivo de levar uma rotina mais improvisada.


“A vivência no barco e em Paraty me ensinavam a navegar nas transformações. E essa é uma das maiores habilidades que todo mundo precisa ter hoje, porque a gente nunca mais vai parar de se transformar”, conta. Na praia carioca, Sandra fundou junto da comunidade, uma escola Waldorf, que existe até hoje. A experiência lhe trouxe uma nova concepção de liderança, dessa vez, mais compartilhada. 


“Quando eu saí da Ogilvy, achei que faria um sabático e que voltaria ao mesmo ritmo. Depois eu achei que estava em uma transição de carreira. Com a ajuda da terapia e do meu processo de autoconhecimento, eu entendi que, na verdade, eu estava o tempo todo me transformando”, relata.


Mas para onde ir após isso? Ela sabia que não queria mais voltar ao que era antes, e por isso, recusou uma vaga de prestígio no Google. Mas entendeu também que o trabalho era uma parte importante de si, que já começava a lhe fazer falta. Pesquisando sobre cursos, encontrou um que se conectava com quase tudo em sua vida: Design Your Life, “desenhe sua vida”.


“Ele foi feito por duas pessoas que tinham uma história muito parecida com a minha. Dois pioneiros da internet estavam aplicando a mentalidade do design para desenhar vidas. Não é coincidência que o meu primeiro negócio tenha sido um estúdio de design”, diz.


Quando compreendeu que seu processo de crescimento envolveu estar o tempo inteiro se renovando e testando na prática suas suspeitas, entendeu que sua missão era ajudar pessoas a encontrar significado no que elas fazem, na forma como elas vivem e na maneira como atuam no mundo. 


“Eu aprendi que primeiro eu escolho a vida que eu quero levar, depois desenho um trabalho que se ajuste ao modelo que eu desejo. A gente costuma fazer o oposto: escolhe o trabalho e depois tenta encaixar a vida ao redor dele. Mas, nessa ordem, a gente muitas vezes deixa de vivenciar experiências que gostaria por falta de tempo ou de condições. Eu aprendi que, se existe coerência entre quem eu sou, o que eu acredito e o que eu faço eu sou feliz. Se não existe coerência, eu não sou feliz. É simples assim”, conclui.


Viver é um rasgar-se e remendar-se, como disse Guimarães Rosa. Inspire-se no rasgar-se e remendar-se de Sandra Chemin, disponível na sexta temporada do Podcast Plenae, na sua plataforma de streaming de preferência. Aperte o play e inspire-se!

Compartilhar:


Parada obrigatória

Finais, recomeços e aprendizados

O que foi falado no Plenae em agosto

31 de Agosto de 2021


Se tivéssemos que definir agosto em uma só palavra, certamente seria aprendizado. Nesses últimos 30 dias, começamos, finalizamos e recomeçamos tantas coisas boas por aqui, sem deixar de trazer conteúdos educativos que buscam melhorar ainda mais sua vida, como sempre.

Iniciamos com mais um novo Plenae (a)prova, dessa vez, focado em uma atividade nossa cotidiana, mas por vezes, bastante negligenciada: o sono. Pautados pelos métodos propostos no livro “Por que nós dormimos?”, do neurocientista Matthew Walker, fizemos uma higienização do nosso descanso, entre outras melhorias que pudessem trazer mais qualidade para esse momento do dia. 

Contamos pra você, todo domingo nos nossos stories, a evolução do teste. Além disso, no meio do mês, fizemos um balanço de como estava indo a tarefa por aqui. Ao final, publicamos o nosso já conhecido diário de bordo com a conclusão, que podemos te adiantar: foi muito satisfatória! 


E se o assunto é o nosso sono, fizemos um Plenae Apresenta todo dedicado a ele! Trouxemos para você as conclusões mais importantes do Ted Talks ministrado por ele, Matthew Walker novamente! De forma lúdica e animada, o especialista nos explica o quanto uma noite mal dormida pode verdadeiramente afetar as nossas emoções e o que fazer a respeito disso. Dá pra perceber que ele é referência no assunto, né?

É um fato que iremos enfrentar problemas em nossa vida - não há quem possa fugir disso. E isso pode ir desde os menores e mais maleáveis - como o sono, que acabamos de mencionar -, quanto os de maior magnitude. Para todos eles, é preciso vivenciá-los de cabeça erguida e fazer um esforço a mais para conseguir extrair aprendizados. 
#PlenaeDicas com Rabino Michel pode te ajudar nessa missão! Com uma voz suave e seu temperamento bondoso, Michel revela que no começo da pandemia, achou estranho rezar em frente a uma câmera, mas que se adaptou quando percebeu que sua palavra estava atingindo muito mais gente do que os números de frequentantes das sinagogas.

Com esse aprendizado e outros, ele percebeu que é possível absorver muito em tempos de crise, que tendem a acelerar algumas mudanças que já aconteceriam em algum momento. Mas, para conseguir extrair esses ensinamentos, é preciso estar focado, de coração aberto, e entender que muito do que passamos é coletivo, portanto, é preciso verdadeiramente dar as mãos aos seus semelhantes.

E quer maior aprendizado do que ter um filho? Em homenagem ao Dia dos Pais, entrevistamos ninguém mais, ninguém menos, do que ele, o pai do Plenae e de seus outros 6 filhos: Abilio Diniz. Muito se fala sobre a sua faceta de empresário, mas o que ele pode nos ensinar sobre família? Confira esse papo aqui! 

Outra entrevista que figurou por aqui nesse mês foi com as chamadas It Avós! Entrevistamos Mireia e Rosângela, duas mulheres maduras potentes e com presença expressiva nas mídias sociais, para absorver um pouco mais de seus conselhos também no que diz respeito à família - mas não só sobre isso. 

Abordamos, novamente, a temática da toxicidade, dessa vez, por duas vias. A primeira delas foi investigar o que é o termo “doomscrolling”. Ele se refere àquele vício em ficar se alimentando de notícias negativas sem parar, que todos nós já vivenciamos em alguma medida e faz muito mal para nossa saúde.

A segunda via que utilizamos para abordar o tema foi falando sobre ambientes de trabalhos tóxicos. O que são? De que maneira nos afeta? Como reconhecê-los e o que fazer a partir disso? Você descobre a resposta para todas essas questões aqui!

Lembra que falamos de finais e recomeços logo no começo dessa singela newsletter? Pois bem: começamos e terminamos mais um Plenae Drops, nosso querido canal de vídeos-pílulas lá no Instagram, disponível também em nosso site. 

O tema dessa edição foi rotina, e para somar no assunto, convidamos Fernando Scherer, Telma Abrahão, Pedro Pacífico, Luciana e Eva da It Brands e o Leonardo Blagevitch! 

Também te enviamos uma newsletter especial e “fora de época” para te contar sobre o nosso site, que está de cara nova. Mais bonito, mais intuitivo, mais organizado e mais interativo, te oferecendo duas formas diferentes de experimentá-lo. Conta pra gente o que você achou?

Encerramos o mês com mais um novo recomeço: a sexta temporada do Podcast Plenae! O formato você já conhece: são seis episódios imersivos, cada um representando um de nossos seis pilares. As reflexões dessa temporada serão guiadas pela incrível psicanalista Vera Iaconelli.

E o episódio de estreia fica por conta do empreendedor social Eduardo Lyra, criador da ONG Gerando Falcões e representante do pilar Propósito. Como uma infância carente o ajudou a escrever o que queria para seu futuro? É o que você descobre apertando o play, no seu streaming de preferência e também no nosso site.

Nos despedimos por aqui, mas apenas brevemente. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhum novo episódio e seus conteúdos relacionados. Nos vemos em 30 dias.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais